segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mostra Cultural se aproximando!!!

A XVII Mostra Cultural do BCM será em setembro e nossos alunos e regentes já estão se movimentando nas pesquisas e elaboração de números artísticos na Mostra que comemorará os 85 anos do BCM.

O tema abordado neste ano será  A VOLTA AO MUNDO EM 39 NAÇÕES.
Cada sala irá abordar um povo.
Nosso calendário e informações quanto a mostra segue abaixo:

                     EEM BRANCA CARNEIRO DE MENDONÇA
                                    XVII MOSTRA CULTURAL
                    TEMA: A VOLTA AO MUNDO EM 39 NAÇÕES
                            26, 27 e 28 de Setembro de 2012

  • DATAS e AVALIAÇÃO DA MOSTRA

A Mostra Cultural vale como nota de AC1 e AC3 para o Segundo Bimestre.
Sendo que o AC1 consiste no somatório das notas: Apresentação Prévia dos Trabalhos + Apresentação nos Estandes + Mesa de Degustação + Apresentação Artística.

O AC3 será dado pelo Professor Regente que acompanhará os trabalhos de seus alunos durante TODA a Mostra Cultural e não somente no dia das apresentações + Nota do Relatório Audiovisual.

As datas seguirão a seguinte ordem:
  • 17/09 – Prévia das Turmas de 1o ano 26/09 – Apresentações dos 3os anos
  • 18/09 - Prévia das Turmas de 2o ano 27/09 – Apresentações dos 2os anos
  • 19/09 - Prévia das Turmas de 3o ano 28/09 – Apresentações dos 1os anos

                                           AVALIAÇÃO PRÉVIA

Acontece na Escola, na própria sala de aula. Nesse dia, os alunos mostrarão aos Professores Avaliadores tudo aquilo que pesquisaram sobre sua Nação e também como e qual será sua Apresentação Artística. Esta  não será pontuada no dia da prévia, mas os Avaliadores e o Regente darão as orientações necessárias para  que a turma faça um bom trabalho no dia da Mostra. Os materiais e recursos de apresentação serão de responsabilidade da turma. Não é permitido o uso da Camisa Oficial nesse dia. Apenas no dia do estande.
Os alunos deverão estar fardados. Para cada aluno sem farda, a turma perde 1,0 ponto na nota.


                                         ROTEIRO DE PESQUISA
No intuito de auxiliar a pesquisa científica dos alunos, criamos um roteiro que norteará os trabalhos e servirá de apoio. Caso a turma queira acrescentar outros pontos, poderá fazê-lo, desde que tenha a autorização do Regente e da Coordenação. NÃO há a necessidade de se pesquisar TUDO que está no roteiro, pois ele funciona como referência de pesquisa.
                                   Pontos a serem pesquisados:

  • O Histórico da Nação, sua Cultura, folclore, danças, gastronomia, língua, música, personalidades importantes, curiosidades, práticas esportivas, bandeiras e símbolos nacionais, os trajes típicos, os aspectosreligiosos, as relações e projetos ambientais, os grupos étnicos, o turismo, as datas comemorativas, a qualidade de vida de seu povo, sua relação de paz com outras nações e sua relação com o Brasil.

                                          O RELATÓRIO AUDIOVISUAL

É um DOCUMENTÁRIO sobre tudo que foi feito durante toda a concepção do Projeto da Mostra Cultural.
Consiste em imagens, vídeos, fotos, músicas, gravações dos ensaios, entrevistas com pessoas ligadas ao tema, confecções das Bandeiras, dos figurinos das apresentações. Ou seja, tudo que fizer parte do trabalho, deve ser
documentado em vídeos e fotos e ser transformado em um pequeno filme de no máximo 15 minutos e o mesmo deve ser entregue ao Professor Regente ao final da Mostra Cultural para ser somado à nota do AC3.

                                                     OS ESTANDES
Ficam localizados na rua ao lado da Escola e será onde os alunos farão suas apresentações. Não há
apresentações na Escola nesses 3 dias.
Os Estandes obrigatoriamente terão que conter:
- A Bandeira ou Símbolos Nacionais (confeccionados pela turma);
- Um casal caracterizado nos Turnos Tarde e Noite;
- Todo seu material de pesquisa para ser apresentado ao público visitante e aos Professores Avaliadores;
- Uma mesa de degustação gastronômica – que será avaliada das 17h:30min as 18h:30min







                                            CRONOGRAMA de ATIVIDADES
As apresentações acontecerão nos 3 turnos, seguindo as orientações abaixo:
  • Manhã – de 8 às 11h: arrumação dos estandes;
  • Tarde – de 13 às 17h: apresentação dos alunos nos estandes e avaliação;
  • Tarde/Noite – de 17h:30min às 18h:30min – Montagem e apresentação da Mesa de Degustação
  • Noite – de 17 às 21h:30 min: apresentação dos alunos nos estandes e apresentações artísticas no  palco principal e também avaliação.
É obrigatório o uso do crachá e da camisa oficial da Mostra nas apresentações nos estandes.

Só não usarão a camisa oficial: as grávidas e os alunos caracterizados, sendo que previamente o Regente da turma já esteja informado desses alunos para passar à Coordenação e aos Avaliadores.

                            ROTEIRO APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
Além das apresentações nos estandes, teremos também as apresentações artísticas sobre os temas abordados. As turmas deverão utilizar de toda a sua criatividade para fazer belíssimos números que ocorrerão no mesmo dia em que a turma se apresentará com seu estande. Para norteá-los, seguem algumas instruções sobre os números artísticos.

  • APRESENTAÇÃO: A ordem de apresentação foi definida pela mesma ordem das turmas: A, B, C,
    D, etc. Esta deverá estar de acordo com o tema proposto. Serão avaliados critérios como
    originalidade, criatividade, música, fuga do tema, limite de tempo...
  • TEMPO: As equipes terão um tempo máximo de 10 minutos para o seu número artístico. A equipe
    que ultrapassar o prazo estipulado perderá pontos.
  • SONS: As músicas e vozes, no caso de peças teatrais, serão gravadas e colocadas em ordem para facilitar na organização do evento. As equipes deverão, portanto, entregá-los com antecedência.
  • FIGURINO: O vestuário a ser utilizado nas apresentações é de responsabilidade da equipe e deve estar de acordo com a apresentação.

    Obs.: 1) Ensaios, músicas, encenações, vestuário... são de responsabilidade das Turmas; 
    2) Use e abuse da criatividade (e do bom senso) em suas apresentações. Em 10 min dá para se construir uma
    apresentação riquíssima em detalhes, conteúdo e beleza; 
       3) Escolham música, danças, números de boa qualidade, acessíveis       e condizente com o tema de vocês.

Bom trabalho. Qualquer dúvida procurem seus Regentes ou os responsáveis pelo Projeto: Jorge Luiz e André



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