sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entenda a greve

Direto do site  do Sindiute(http://www.sindiute.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=820:professor-categoria-segue-parada-por-tempo-indeterminado&catid=29:noticia-principal&Itemid=50)
Professor - Categoria segue parada por tempo indeterminado


O presidente da Apeoc, Anízio Melo, disse que o encontro serviu para levar uma mensagem ao Governo do Estado de que os professores estão abertos a negociar
 Nada feito. Após uma semana de paralisação, os professores da rede estadual continuam com a greve e sinalizam que não retornarão às salas de aula tão cedo. Ontem, durante um encontro entre representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Ministério Público e o Sindicato Apeoc, outra etapa de negociação terminou em fracasso, após nenhuma das partes firmarem acordo. Contudo, cerca de 500 mil alunos continuam sem aula, em uma greve que, segundo o sindicato, alcança mais de 90% de adesão.

O presidente da Apeoc, Anízio Melo, disse que o encontro serviu para levar uma mensagem ao Governo do Estado de que os professores estão abertos a negociar, aguardando apenas uma sinalização positiva de Cid Gomes. De acordo com Melo, a categoria não abre mão da adequação das leis estaduais no 12.066 (Plano de Carreira do Magistério da Educação Básica) e LEI Nº 10.884 (Estatuto do Magistério Oficial do Estado) à lei federal nº 11.738, que regulamentou o Piso Profissional do Magistério Público da Educação Básica.

Contudo, a entidade continua irredutível à proposta apresentada pelo governo no último dia 28 de julho que, para eles, beneficia apenas 20% dos profissionais da rede de ensino estadual. Hoje, a categoria reúne-se novamente em uma assembleia geral que será realizada no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 8 horas. Na ocasião, membros da Apeoc e professores discutirão as ações futuras do movimento grevista.
AUMENTAR ATRATIVOS
Em nota, a Seduc informou que a proposta do Governo do Estado tem entre seus objetivos aumentar a atratividade e valorização inicial da carreira, corrigindo uma distorção histórica reivindicada pela categoria. “O salário inicial terá um incremento de 36,9%, em relação ao salário atual, beneficiando imediatamente 15.600 dos 25 mil professores ativos estatutários e temporários”.

O texto diz ainda que durante reuniões realizadas na última terça-feira, dia 9, e quinta-feira, dia 11, com representantes do Ministério Público, Sindicato Apeoc e a Seduc, a Secretaria concordou em prosseguir com as negociações e não enviar a proposta à Assembleia Legislativa, desde que a greve seja suspensa e que as atividades escolares sejam normalizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário